releases Toggle

CLIA ABREMAR BRASIL SE REÚNE COM PRESIDENTE DA CIA DOCAS

Marco Ferraz, presidente da CLIA ABREMAR BRASIL, se reuniu no último dia 27 de abril com o diretor-presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), Hideraldo Luis Aragão Mouta, para tratar dos recentes aumentos de tarifas para passageiros e tripulantes de Cruzeiros Marítimos.

A cobrança, prevista na Resolução nº 4.367 (Tabela III – item 2.10), publicada no dia 25 de setembro de 2015 pela Agência Nacional de Transportes Aquaviário – ANTAQ – deve ser cobrada das armadoras que atracarem fora da área de arrendamento do Píer Mauá, a partir da temporada 2016/2017. Nesta nova taxa, que já está em vigor, é cobrado o valor de R$ 30,87 por passageiro que estiver embarcando ou desembarcando, e R$ 22,45 por passageiro que estiver em trânsito, além de uma outra cobrança que incide sobre os tripulantes.

De acordo com a CLIA ABREMAR, nenhuma nova taxa vai ajudar a recuperar o crescimento do setor de Cruzeiros, pelo contrário, deve prejudicar ainda mais o segmento. “O Rio de Janeiro é uma das a cidades mais visitadas pelos nossos roteiros e é impensável que fique de fora dessas rotas já na próxima temporada. Não podemos deixar isso acontecer”, contou Marco, que se diz esperançoso com o apoio e parceria da Companhia Docas para solucionar a questão.

“Entendemos a relevância dos navios de Cruzeiros Marítimos para o Rio de Janeiro e garantimos que, em breve, o tema desta tarifa – tanto para turistas quanto para tripulantes – será solucionado. Queremos os navios enfeitando nossa paisagem não somente na próxima temporada, como em todas as outras”, afirmou o presidente Hideraldo Mouta.

Uma nova reunião para avaliar o progresso dessa questão deve ser marcada nos próximos 30 dias.

Comments are closed.