releases Toggle

CLIA ABREMAR BRASIL VISITA A CODESP, NO PORTO DE SANTOS

Marco Ferraz, presidente da CLIA ABREMAR BRASIL, e Márcia Leite, Coordenadora do GET de Infraestrutura da Associação, estiveram ontem (24/05) na Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP, em reunião com José Alex Botêlho de Oliva, Diretor Presidente da Companhia.

Na oportunidade, foi discutida a operação de navios de Cruzeiros Marítimos para a próxima temporada (2016/2017), com início previsto para novembro deste ano.

De acordo com José Botêlho, os navios já poderão atracar no Cais de Outeirinhos, que foi reformado e fica bem mais próximo ao Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, melhorando muito o serviço de embarque e desembarque. Além disso, a obra de alinhamento do Cais do Porto, em frente ao Terminal, vai avançar, e o trânsito de passageiros no costado do Porto – quando o navio estiver atracado no cais de Outeirinhos, e o trânsito de ônibus, será autorizado através do costado (antes, os ônibus tinham que percorrer outro caminho, por uma rua de paralelepípedos e com passagem de trilhos, o que, invariavelmente, gerava atrasos para o embarque dos passageiros).

A CODESP também afirmou que a guarda portuária está preparada para tais mudanças e capacitada para executar o trabalho com maior agilidade e qualidade.

 

Melhorias para os passageiros de Cruzeiros Marítimos

 

O Cais de Outeirinhos foi construído há quase um século, como parte do Porto de Santos. Hoje, a CODESP constrói um cais totalmente novo e retilíneo em frente ao atual, com tecnologia contemporânea e ambientalmente correta. A obra, considerada o maior investimento portuário do Programa de Aceleração do Crescimento voltado à Copa 2014 (PAC-Copa), tem como objetivo alinhar o cais onde fica o Terminal de Passageiros Giusfredo Santini. De 630 metros, ele passará a ter 1.283 metros.

“Com a reforma, o Cais de Outeirinhos poderá atracar, simultaneamente, seis navios de Cruzeiros em vez de três. E a profundidade de seus berços passará de 4,5m ou 7,5m para 15m. Com isso, temos a certeza de que Santos avança um passo importante para a modernização de sua estrutura e no respeito aos milhares de turistas que embarcam e desembarcam anualmente em seu porto”, parabeniza Marco Ferraz.

Comments are closed.